• Junte-se a nós em
Praça Getúlio Vargas
Praça Getúlio Vargas, Araçatuba, SP 16010-420
0
Sem avaliações

Praça Getúlio Vargas

Praça Getúlio Vargas
Tags: 
Eventos em curso: 
A Hora do Mamaço
II MAMÁçatuba
sábado, 26 Agosto, 2017 - 09:30

O mês de Agosto é dedicado, no mundo todo, a celebrar o Aleitamento Materno, com diversas ações de conscientização, promoção, proteção e apoio. Neste ano, no Brasil, foi instituído oficialmente o Agosto Dourado, para destacar a importância do Leite Materno como padrão ouro quando se trata de alimentação, saúde e desenvolvimento infantil.

A amamentação exclusiva por 6 meses e continuada até os dois anos ou mais, conforme recomenda a Organização Mundial de Saúde (OMS), pode salvar a vida de mais de 800 mil bebês anualmente e representa uma economia de bilhões de dólares para os sistemas de saúde de todo o mundo graças ao papel de proteção contra algumas doenças infantis. Ainda pode prevenir, a cada ano, morte de 20 mil mães em decorrência de câncer de mama, por exemplo.

No entanto, "apenas uma criança de cada cinco é a amamentada até os doze meses nos países desenvolvidos, enquanto apenas uma de cada três é exclusivamente amamentada nos seis primeiros meses de vida nos países de baixa renda e média", segundo a revista médica britânica "The Lancet".

Por isso, as campanhas, políticas públicas e mobilização de toda a sociedade são fundamentais para melhorar consideravelmente a prática do aleitamento materno. O tema trabalhado pela WABA (World Alliance for Breastfeeding Action) em 2017 durante a Semana Mundial de Amamentação foi a importância do apoio e do engajamento de toda a sociedade para o bem comum, com o slogan “Todos junt@s pela amamentação”.

Durante todo o mês, no município, aconteceram diversas ações acerca da amamentação. Profissionais renomados palestraram sobre o tema, como a médica pediatra dra. Lúcia Emy Saiky Van Onselen. As Unidades Básicas de Saúde foram decoradas com a cor dourada e todos os profissionais vestiram a camiseta e o laço em prol da causa.

Os grupos de gestantes e agentes comunitários receberam orientações do Banco de Leite, por meio da coordenadora do serviço, Jesiela Passarini e participaram de um treinamento sobre os direitos das mães e bebês durante os primeiros 1000 dias, com a odontóloga especializada em aleitamento materno Andréia Stankiewicz. As mães e gestantes da cidade participaram do ensaio fotográfico “Amamenta, Araçatuba” como forma de apoiar e valorizar a mulher e mãe que amamenta.

A Hora do Mamaço é uma iniciativa nacional onde mães, bebês e apoiadores se reúnem para a realização de um ato público em defesa da amamentação.

Em Araçatuba, neste ano, acontecerá a segunda edição do evento: o II MAMÁçatuba – A Hora do Mamaço de Araçatuba e região, no dia 26 de agosto, a partir das 9:30 horas, na Praça Getúlio Vargas. É uma parceria entre a sociedade civil, através do grupo de apoio à maternidade VIVAVITA Instinto Materno e a Prefeitura Municipal de Araçatuba, representada pela Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, Banco de Leite Humano e Hospital da Mulher. Marcará o encerramento das atividades alusivas ao Aleitamento Materno no município.

Neste ano, o evento contará com:

  • piquenique
  • exposição fotográfica
  • práticas esportivas e lúdicas, como a Yoga para crianças,
  • massagem para bebês,
  • oficina de amarração de turbantes e slings,
  • pintura de barriga,
  • slackline,
  • show de música,
  • dança,
  • contação de histórias,
  • brinquedos infantis,
  • ciranda pela paz e muito mais!